X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Gentileza urbana
 
Bom comportamento em sociedade
 
01/07/2013
Fonte: http://www.brasil.gov.br
Crédito:

O respeito ao próximo e o cultivo dos bons hábitos de convivência urbana são as bases para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Atitudes simples, mas que nem sempre são colocadas em práticas por todos os cidadãos, são fundamentais para o convívio saudável nos grandes centros urbanos.

  • Respeito ao próximo é um exemplo de bom comportamento em sociedade

No transporte coletivo, respeite os assentos reservados a idosos, pessoas com deficiência, gestantes e mães com criança de colo. Num ônibus lotado, ceda o lugar a essas pessoas. Não fure filas; isso gera confusões bobas que podem se estender por um longo tempo. Se estiver dirigindo, tenha respeito no trânsito e pratique a direção defensiva (ou direção segura). A maioria dos acidentes é causada por negligência do homem, e não pelo acaso.

Ao ouvir música no carro ou no transporte coletivo, lembre-se de que há também outras pessoas ao redor. Por isso, ouça o rádio num volume razoável e fones de ouvido quando estiver em um ambiente público. Evite barulhos excessivos também dentro de casa, para não incomodar os vizinhos. Se houver problemas, converse educadamente ao invés de iniciar uma discussão.

Uma atitude correta que sempre vale a pena relembrar: jogue o lixo no lixo. A sujeira das ruas entope bueiros, o que provoca enchentes. As enchentes atrapalham o trânsito e causam engarrafamentos. Os engarrafamentos fazem com que muitas pessoas fiquem mal-humoradas, e por aí vai. O ciclo não para. Mas a boa notícia é que as coisas são assim também do jeito inverso: uma boa ação gera outra boa ação, que gera outra, que gera outra... Então, é só começar!
 

Saiba mais sobre como ser um bom exemplo de cidadão  e sobre os direitos e deveres individuais de cada um  no Portal Brasil.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Legislaturas do Município de Cândido de Abreu
» Assista as Sessões ao vivo pelo facebook, todas às terças-feiras a partir das 17 horas
» A Sessão Legislativa compreenderá dois períodos, de 15 de fevereiro a 30 de junho e de primeiro de agosto a 15 de dezembro
» Sessões Ordinárias as terças-feiras a partir das 17 horas
» A questão do ANONIMATO NA INTERNET à luz da Lei
» Determinar que fica suspensa por 30 (trinta) dias a realização de Sessões Ordinárias da Casa
VER TODAS